JAY SRI RUPA GOSVAMI!

Vrindavan, India
27 Agosto, 2015
(3h30 da manhã - horário de Brasília; 12h - Vrindavan)


[...] as escrituras que Sanatana Gosvami escreveu são das mais antigas que todas as outras em conhecimento e idade. Até mesmo Rupa Gosvami presta reverência aos pés de lótus de Sanatana Gosvamipada. Caitanya Mahaprabhu pregou para Sanatana Gosvamipada de muitas formas.

Mahaprabhu castigava Sanatana Gosvamipada, Ele dizia que não era a época de eles irem para Vrindavan. Então Sanatana Gosvamipada pegou uma doença na pele. E ai ele pensou em se jogar na frente do carro de Jagannatha Deva e ai Mahaprabhu disse: “esse corpo não é seu, esse corpo pertence a mim”. Então Mahaprabhu foi até Sanatana Gosvami e disse: “Como você vai conseguir a misericórdia do Senhor se você se matar?” Se matar é do modo da ignorância, esse pensamento na verdade é muito ruim. Veja, Sanatana, as pessoas querem matar esse parakiya-tattva. Eles querem destruir esse parakiya-tattva. Mahaprabhu disse isso a Sanatana.

No Brhad-Bhagavatamrta, ele estabeleceu a teoria de Parakiyabhava e todos os devotos ficaram surpresos. “Mahaprabhu, porque você está falando assim?”. E Mahaprabhu começou a descrever qual é o relacionamento entre guru e discípulo. O sintoma principal é que o devoto tem que entregar tudo aos pés de lótus de Gurupadapadma, tudo pertence ao guru.  Porque se ele não tem nada, qual a chance de ele se matar? Porque o discípulo, ele oferece tudo a Gurudeva. Nada pertence ao discípulo, então porque ele vai matar o corpo? “Você pensa que o corpo é seu, por isso que você vai se matar, mas seu corpo pertence a mim, não é seu”. Então o corpo pertence à Mahaprabhu, não à Sanatana. Tudo que é relacionado à mente, espírito, ao corpo, tudo pertence à Gurudeva.

No seu Grantha, Ujvala-Nilamani, Rupa  Gosvamipada também escreve sobre as manjaris de Srimati Radharani, e entre elas Lavanga Manjari é a melhor. Rupa Gosvami, ele menciona no Ujvala-Nilamani que Lavanga Manjari é a melhor de todas as manjaris. Ele pensa a noite. Madhava Maharaj comentou: "se Rupa Gosvami escreve no comentário que Lavanga Manjari é a melhor de todas as manjaris, porque nós dissemos que somos Rupanugas, sob a guia de Rupanuga Gosvamipa?". Porque nos não chamamos Lavanga Anugatha? Porque nós não estamos sob a guia de Lavanga Manjari fazendo bhajana? Fazemos bhajana sob a guia de Rupa Gosvamipada. Porque falamos assim? Nós não somos Sanatananuga, nós não seguimos Sanatana Gosvami, porque não? O sistema é de Rupanuga Bhajana e não Sanatana Bhajana. Porque?

O próprio Rupa Gosvami diz num comentário que Lavanga Manjari é a melhor. E Rupa Gosvami presta reverências inúmeras vezes aos pés de lótus de Sanatana Gosvami. Há um mistério neste tattva siddhanta. Rupa Manjari na verdade é muito íntima e querida de Srimati Radharani. E todo serviço a Radharani é feito por Srila Rupa Gosvamipada. O seu serviço interno que é feito por Sri Rupa Gosvamipada. Lavanga Manjari e Sri Rupa Manjari, essas duas são as favoritas de Srimati Radharani. Então porque nós não dizemos que somos seguidores de Lavanga Manjari?

BhaktivinodaThakur explicou que sob a guia de Lavanga Manjari você consegue serviço de Radharani. No assento de Radharani ninguém senta, mas Lavanga Manjari senta. Ela se senta neste mesmo assento de Radharani. Essa é a posição tão elevada dela. Mas o serviço de Rupa Manjari não pode ser comparado com o serviço de nenhuma outra. Rupa Gosvamipada, na verdade, seu humor e sob a sua guia, nós conseguimos a misericórdia para servir Srimati Radhika. (verso) Raghunatha  dasa Gosvami descreve as glórias de Rupa Gosvami. Isso é muito poderoso. A minha mente comparada com um cavalo que corre. E qual é o humor de Rupa Gosvamipada? Qual o humor de serviço de Rupa Manjari? Ele deve viver no meu coração. De todos os vaqueirinhos e vaqueirinhas, quem é o melhor entre eles? Quem é o mestre dentre toda essa sociedade de vaqueirinhos? É Krsna! Que é o marido de todos eles. E quem serve eles? Rupa Manjari. Que o serviço dela se manifeste no meu coração. Raghunatha dasa Gosvami ora assim a Rupa Manjari: "Então, minha mente que é comparada a um cavalo muito poderoso, ele corre, corre em direção a Rupa Manjari, pra que assim possa conseguir a misericórdia dela e tenha um vislumbre do humor dela." Uma gota de serviço. O humor e sentimento de serviço de Rupa Manjari. Ela serve de uma forma muito íntima, profunda, secreta. Assim é o serviço de Rupa Manjari, nikunjavana, sob a guia de Rupa Manjari.

Nós queremos da mesma forma servir os Vaisnavas sob a guia de Rupa Gosvamipada. Rupa Manjari tem muita afeição por Srimati Radhika. De muitas formas ela serve Radha e Krsna, o casal Divino. Por isso Narottam das Thakur diz (verso), nós ouvimos das pessoas santas que muito humildemente Narottam das Thakur explica que pela misericórdia de Rupa Gosvami nós podemos alcançar os pés de lótus do Casal Divino, apenas pela misericórdia de Srila Rupa Gosvami. E Rupa Manjari que é serva de Radha e Krsna, pela misericórdia dela, nós conseguimos. Narottam das Thakur também deseja receber sua misericórdia. São cinco sakhis.

As pranassakhis podem competir com Radharani, mas elas não fazem isso. Quem pode competir com Radharani? Chandravali? Chandravali na verdade não é qualificada para competir com Srimati Radharani. Todos esses humores e sentimentos, se você considerar esses humores você verá que o humor de Radharani está num estágio, Lalita e Vishaka estão num estágio. O humor de Chandravali está em outro estágio. Então como ela vai competir com Radha? Não tem como. Então Yoga Maya selecionou Chandravali como aquela que compete com Srimati Radharani. Se há competição, há prazer, se não tiver competição é inútil. Então por isso Chandravali está ali. Mas na verdade ninguém pode competir com Srimati Radharani, nem mesmo Chandravali, ela não tem qualificação para competir com Srimati Radharani. Lalita e Vishaka elas tem também muita afeição por Srimati Radharani.

Existem três tipos de sakhis. Aquelas que estão do mesmo lado, aquelas que são contrárias, como Chandravali, por exemplo, que está do lado oposto, e as que são neutras. Os Acharyas dizem que há três tipos de sakhis de Srimati Radharani, um tipo é muito apegado a Radharani, tem Radha nistha. Tem aquelas que são apegadas a Krsna, aquelas que são apegadas a Radharani e as que são apegadas a Radha e Krsna. Radha nistha, Krsna nistha. Lalita e Vishaka tem nistha em Radha e Krsna. Aquelas que tem Radha nistha estão sempre no lado de Radharani. As vezes Lalita e Vishaka, elas se encontram com Krsna de forma separada de Srimati Radharani. Lalita encontra Krsna no passatempo do balanço, ela senta no mesmo balanço. E aquelas que são do lado de Srimati Radhika são as manjaris. Há muitos estágios e nós não temos qualificação para discutir esse humor de manjari. O que esse humor de manjari realmente é? Essa é a contribuição de Rupa Gosvamipada. Nós ouvimos dos Vaisnavas, porque nós não somos seguidores de Sanatana Gosvami, mas de Rupa Gosvami, então nós servimos Rupa Gosvamipada. “Eu agora vou terminar aqui esta parte”.
bhajami  radham aravinda-netran
smarami radham madhura-smitasyam
vadami radham karuna-bharardram
tato mamanyasti gatir na kapi
Nesta canção (Sri Radhika dhyanam) Raghunatha dasa Goswami , manifesta muito belamente a forma de Srila Rupa Manjari. Nós temos sempre que manter esse humor de Rupa Gosvamipada, cuidar deste humor. Mesmo aquelas que são opostas a Srimati Radharani, Jatila e Kutila, elas também servem. Quando Krsna vai se encontrar com Radharani no Keshava kunda e quando Kutila fica sabendo, ela de alguma forma descobre. Então Kutila e Jatila ficam na porta da frente e na porta de trás, Radha fica pensando como que Ela vai se encontrar com Krsna. Yogamaya está pensando que Radhaji está com dor de cabeça, Ela tem febre, está tão quente o corpo dEla.

Sri Rupa Manjari serve Srimati Radharani. Nesse serviço, Jatila e Kutila ficam nas duas portas, na da frente e dos fundos. E Jatila também sente dor de cabeça. E ai a febre de Radharani acaba. Kutila então começa a sentir dor de cabeça também. Então Radhaji sai pela porta dos fundos e se encontra com Krsna. De manhã Ela retorna com Rupa Manjari. O humor e sentimentos de Radharani
bhajami  radham aravinda-netran
smarami radham madhura-smitasyam
vadami radham karuna-bharardram
tato mamanyasti gatir na kapi
Esse strota foi cantado por Raghunatha dasa Gosvami. Ele tem no coração esse humor de Rupa Manjari. Rupa Manjari, ele fala dos olhos de Radharani, ele compara com as flores de lótus. Os olhos de Radharani ficam vermelhos porque Ela não pode dormir. O sorriso de Radharani é tão belo. Rupa Manjari vê e glorifica. E Raghunatha dasa Gosvami está visualizando isso. Eu estou pensando na face de Srimati Radharani. Quando Radharani está pensando no serviço de Rati Manjari, Rati Manjari serve Radharani. Aqueles que servirem vão receber a misericórdia dos Vaisnavas, das Manjaris. Seva vrtti é bhakti, o humor de serviço, a nossa vida devocional nós devemos seguir.