JESUS É GURU E UM PERFEITO VAISNAVA

Teresópolis/RJ, Brasil
25 Dezembro, 2015
Sri Gaura Mandir



Estou muito feliz em vir a este local, Gaura Mandir, pois no ano de 2003 Srila Gurudev Narayan Gosvami Maharaj veio e ficou aqui, onde aconteceu o festival e todos os dias eu cozinhava para ele.

Você já desfrutou em muitas vidas

Este nascimento humano é muito, muito raro e não há garantias de que seu próximo nascimento será com um corpo humano. Nossos sastras, escrituras, ensinam que somente após 8,4 milhões de nascimentos em diferentes espécies, o Senhor misericordiosamente nos dá um corpo humano. Portanto, não será tão fácil obtê-lo novamente.

Em todas as suas vidas pregressas, você alcançou diferentes tipos de desfrutes dos sentidos materiais. Querendo ou não, isso acontece de forma natural. Em especial, você teve esposa, marido, dinheiro, riquezas, filhos, etc. Isso é algo que vem automaticamente em cada uma dessas vidas, e você já desfrutou de tudo isso, só que se esqueceu. Pois essa é a natureza deste mundo material. Se você é um homem, você obterá de forma natural uma mulher. Se for macho terá uma fêmea, e vice-versa. O sexo oposto sempre veio para você e você sempre desfrutou disso em todas as suas outras vidas. Em qual vida você não teve isso? Em nenhuma. Só que você se esqueceu disso...

A vida sexual não é o objetivo desta vida humana, pois em todas as demais espécies de vida você já teve isso. Se você esteve no corpo de um cão, automaticamente apareceu uma cadela. Em um corpo de homem, surgiu uma mulher para você. Esta é a natureza deste mundo material.

O que é realmente muito, muito raro é a associação com o sadhu, sadhu-sanga. Você pode ter se associado com karmi-sadhus, jñani-sadhus, yogi-sadhus, diferentes e diferentes tipos de sadhus. Mas a mais rara de todas as sangas é se associar com o devoto puro do Senhor, suddha-bhakta-sanga.

Antes da aula, um devoto me disse que se associou com diferentes tipos de religiões e isto perturbou sua mente. Há religiões que praticam yoga, asanas; outras se associam com buthas (fantasmas), ele se confundiu. “Qual caminho devo seguir? Qual é o verdadeiro caminho?” Os jovens em especial estão completamente assombrados, sem saber qual caminho seguir. Pois não obtiveram a associação pura com o sadhu, suddha-sadhu-bhakta-sanga. Nesta era de kali,
maya é muito poderosa. Maya se mistura, confundindo o coração das almas condicionadas.

Krsna fala no Srimad-Bhagavad-gita: “Ó Arjuna ouça, minha Maya, potencia ilusória, é poderosíssima. Não é nada fácil adentrar bhakti pura”. (verso)

Se você não tiver sukrti, muito dificilmente obterá sadhu-sanga. Às vezes, o próprio Krsna misericordiosamente faz arranjos para que você obtenha sadhu-sanga. Porém, se seu sukrti não estiver maduro e acumulado, você também não realizará suddha-bhakti.

Portanto, Bhaktivedanta Svami Maharaj dizia para nunca nos surpreendermos com quem abandona a consciência de Krsna, e sim para nos surpreendermos com aqueles que ainda continuam praticando suddha-bhakti na associação com o sadhu. Porque maya é muito poderosa. Se você subiu quatro degraus, Maya Devi lhe fará descer dez degraus.

Isto é filosofia. Não é nada fácil trilhar o caminho de bhakti. Há diversos obstáculos e espinhos que tornam o caminhar muito difícil.

Você quer praticar bhakti, mas há diversos obstáculos de maya te puxando para baixo. São diversos tipos de obstáculos como a luxúria e a raiva que te arrastam para baixo. Inveja, ciúme, tendência a criticar, diversos tipos de coisas que vêm à sua mente e te jogam para baixo, fazendo com que você pare com a sua prática de bhakti.

Especialmente na era de kali, maya é muito poderosa, não sendo tão fácil seguir adiante no caminho de bhakti.

Estamos sempre nos digladiando com maya para conseguir trilhar o caminho de bhakti, conquistá-la e obter Krsna-suddha-bhakti.

Portanto, surpreenda-se com aqueles que ainda permanecem fazendo bhajan e sadhan, lutando contra maya. Como eles são tolerantes e desejosos de atingir essa meta perfeita!

Por exemplo, subir no topo de uma montanha não é algo tão fácil, há diversos obstáculos.

manusyanam sahasrenu kascid yatati siddhaye
yatatam api siddhanam kascin mam vetti tattvatah (Baghavad-gita 7.3)

Há milhares e milhares de pessoas executando bhajan e sadhan, mas apenas pouquíssimas atingirão sua meta. Como no exemplo da escalada da montanha, haverá muitos obstáculos a cada passo. Por vezes a trilha é tão estreita que seu pé pode escorregar e você pode cair de cem metros de altura. Às vezes chove muito, em outras, neva. Se você tentar escalar uma montanha você constatará que não é nada fácil chegar lá.

Bhakti é muito elevada, é o topo desta montanha. Nem todos atingirão esta elevadíssima plataforma de bhakti. Mas Krsna é muito misericordioso, em especial nesta era de kali, na qual o Senhor Caitanya Mahaprabhu nos deu uma misericórdia especial: apenas cante os santos nomes e siga os quatro princípios!

O processo é o cantar do Santos Nomes

Não é necessário praticar duras austeridades. Somente cante os santos nomes e siga os quatro princípios. Fazendo isso facilmente você atingirá a elevadíssima plataforma de bhakti.

HARE KRSNA 
HARE KRSNA 
KRSNA KRSNA 
HARE HARE
HARE RAMA 
HARE RAMA 
RAMA RAMA 
HARE HARE

Não é preciso fazer duras austeridades. Nossa única austeridade leve é a observância de Ekadasi-tithi (risos).

No dia de Ekadasi você pode comer prasada até a garganta, até não aguentar mais, desde que não haja grãos na prasada (risos). Você pode comer frutas, iogurte, leite, trigo sarraceno…

Em kali-yuga, o caminho real não envolve karma, jñana, yoga ou tapasya, nada mais. O Senhor Caitanya Mahaprabhu muito simplesmente estabeleceu: (verso)

Coma muita mahaprasada até a garganta, quase a ponto de vomitar, e cante os santos nomes.

Esta é a misericórdia especial que Sri Caitanya Mahaprabhu dá as entidades vivas em kali-yuga. E outra coisa importante é: nunca critique ninguém. Faça seu bhajan e sadhan.

Mahaprabhu disse: Nunca critique ninguém e sempre cante:

HARE KRSNA 
HARE KRSNA 
KRSNA KRSNA 
HARE HARE
HARE RAMA 
HARE RAMA 
RAMA RAMA 
HARE HARE

(verso) Se você cantar os Santos Nomes, não terá tempo para criticar os outros, para olhar as falhas dos outros. Não olhe o erro dos outros, olhe apenas os seus próprios defeitos.

O Senhor Caitanya Mahaprabhu é muito misericordioso e generoso e magnânimo também.

As cinco principais religiões

Hoje é um dia muito auspicioso, purnima-tithi, quando Krsna executou sua belíssima dança da rasa. Em todo purnima, Krsna executa sua rasa-lila com as gopis.

Hoje também no cristianismo é dia de celebrar o aparecimento de Jesus Cristo, hoje é dia de natal.

Em seu livro Sri-Krsna-samhita, Srila Bhaktivinod Thakur muito belamente harmoniza todas as religiões, mostrando como todas elas servem a Krsna.

Hoje em dia, vemos no mundo como os diferentes fiéis adoram diversos semideuses e semideusas. Nosso sastra diz: (verso)

Entenda sempre que Krsna é a Suprema Personalidade de Deus. Ele é o Controlador Supremo, sarva-deva-isvara.

Krsna é quem controla todos os semideuses e semideusas. Sendo chamado de Sarvesvara.

Nunca critique nenhum semideus ou semideusa. Brahma, Siva, Narad, nunca os critiquem, pois todos são servos do Senhor Krsna e estão seguindo as instruções de Krsna. E todos eles ajudam-No a manter este universo.

Esta é a tradição que se dá a milhões e milhões de eras. As pessoas sempre adoraram semideuses e semideusas conforme seu idioma e cultura.

Por vezes as pessoas adoram a natureza, prakrti, ou, conforme seu idioma, adoram diferentes semideuses. Você pode ver isso acontecendo.

Alguns ouvem sobre a vinda de uma grande tempestade e então oram para um e outro semideus. Fazem isso pois não têm o conhecimento sobre quem é a Suprema Personalidade de Deus. Isso acontece em diversas religiões.

Os chineses, africanos, indianos, todos esses povos adoram diferentes semideuses e semideusas também. Aqui no Brasil acredito que também seja assim.

E segundo as diversas regras e restrições de cada religião, há explicações para isso e para aquilo. Mas Srila Bhaktivinod Thakur em seu Sri-Krsna-samhita, muito belamente harmoniza todas as religiões, mostrando como cada uma serve a Krsna.

Ele diz que, ainda que existam diferentes religiões, cinco delas são mais proeminentes neste mundo material: budismo, judaísmo, islamismo, cristianismo e hinduísmo/gaudiya vaisnavismo.

[Quadro resumo:
1. Budismo – santa-rasa
2. Judaismo – dasya-rasa
3. Islamismo – sakhya-rasa
4. Cristianismo – vatsalya-rasa
5. Gaudiya Vaisnavismo – madhurya-rasa/parakiya-rasa]

O Budismo em sua forma pura tem como filosofia a meditação, eles fecham seus olhos e meditam no Senhor. A filosofia deles é ahimsa parama-dharma (verso), a não-violência é o melhor dharma.

Na verdade, os Vedas explicam que o buddha original é Bhagavan-Buddha. Srila Bhaktiprajñan Kesav Gosvami Maharaj escreveu que diversos buddhas vieram, dezoito buddhas, mas que o buddha original foi Sri Bhagavan-Buddha, aquele que pregou a não-violência, ahimsa.

Mas hoje em dia as pessoas pensam que o buddha original é Kapilavastu-buddha mas isso não é verdade. O buddha original foi o próprio Svayan Bhagavan Sri Krsna, que desceu na forma de Buddha e pregou a não-violência.

Deste modo, o Senhor Bhagavan-Buddha pregou sobre santa-rasa, o humor de neutralidade [no relacionamento com o Senhor].

O Judaísmo prega dasya-rasa. Deus é uno e todas as entidades vivas são suas servas. Essa é a filosofia.

O Islamismo, por sua vez, prega sakhya-rasa. Desenvolver sakhya-bhav, o humor de amizade com todas as entidades vivas.

Já vatsalya-bhav é encontrado no Cristianismo. Na Bíblia está escrito em diversos locais que Deus é nosso Pai e que nós somos Seus filhos. O relacionamento é esse, de pai e filho, humor parental.

Na verdade, um cristão perfeito é também um Krsna-bhakta perfeito.

Srila Bhaktivedanta Svami Maharaj muito lindamente explica que o nome “Cristo”, na verdade tem como origem a palavra “Krsna”. Mas naquela época os ocidentais não conseguiram falar a palavra “Krsna”, que foi de “Krsna” para “Cristo”.

Até mesmo hoje em dia, se você for para o sul da Índia, na Orissa, eles também não conseguem pronunciar “Krsna” corretamente. Dizem “ku-ru-shu-na”, “hare kurushuna”. Quem é mesmo de Orissa, não consegue cantar “Hare Krsna”, cantam “hare kurushuna” (risos). Caso você vá para Jagannath Puri, você verá isso. Na verdade, a palavra original em sânscrito é “hare krishna”, “krí-shí-na”.

Da mesma forma, a palavra que deu origem a “Cristo” foi “Krsna”, mas diante da impossibilidade de falarem, de “Krsna” virou “Kristo” e “Cristo”.

Se você ler a Bíblia ou os Vedas, Upanisads, verá que são a mesma coisa. Apenas são idiomas diferentes e formas diferentes de exposição da mesma filosofia.

Jesus também explicou como todos devem se tornar vegetarianos. Há provas históricas de que Jesus era vegetariano. Na verdade, as pessoas não compreendem o real significado de suas palavras e por este motivo matam os animais para comer sua carne.

Na verdade, na Bíblia está expressamente escrito: “Não matarás”. Você não deve, portanto, matar ninguém, deve se tornar um ser humano!

A Bíblia também diz que Deus é o Amor e que o Amor é Deus. E os Vedas, Upanisads falam a mesma coisa. Nossa meta mais elevada é atingir o Amor Divino, pois Deus é a personificação do Amor e o Amor é a personificação de Deus. Deus é Amor e o Amor é Deus. Em sânscrito dizemos: “prema-mayi bhagavan”, Deus é a personificação do Amor Divino.

Ambos, os Vedas e a Bíblia, dizem a mesma coisa. Você deve dar amor e carinho a todas as entidades vivas também. Se você ama alguém, como é possível mata-lo e comer a sua carne?

Se você ama alguém, você não o mata. Essa é uma filosofia bem simples. Se você ama a vaca, como poderá matá-la?

A vaca é nossa mãe também, nos dá leite, nos nutre, e você não pode matar a sua mãe. Usamos esta expressão “go-mata”, a mãe vaca. Pois ela é também a nossa mãe. Não podemos mata-la e comer sua carne. Como podem fazer isso?

Portanto os Vedas e Upanisads dizem isso, que Krsna também ama as vacas. Ele as leva para pastar, todos os dias Ele as leva para pastar. Krsna protege as vacas e os brahmanas também.
namo brahmanya-devaya go-brahmana-hitaya ca
jagad-dhitaya krsnaya govindaya namo namah
Deixe-me oferecer minhas respeitosas reverências ao Senhor Krsna, que é a deidade adorável de todos os brahmanas, que é o bem querente das vacas e dos brahmanas, e que éstá sempre beneficiando o mundo inteiro. Ofereço minhas repetidas reverências à Suprema Pessoa, conhecido como Krsna e como Govinda. (Visnu Purana 1.19.65/Chaitanya Charitamrta, Madhya Lila, 13.77)

Vocês conhecem este mantra? Todos devem aprender este mantra.

Este verso deve ser recitado todos os dias por vocês. Ele é muito poderoso.

Você deve respeitar as vacas, pois elas são nossas mães. E também porque todos os semideuses e semideusas residem nos membros dos corpos das vacas.

O próprio Senhor Krsna disse: “A vaca é minha istadeva, deidade adorável”.

Quando o Senhor Caitanya Mahaprabhu era pequeno, um astrólogo chamado Sarbogha veio até sua casa. Sarbogha sabia tudo do passado, presente e futuro das pessoas. Era um astrólogo muito elevado. E ele contava para as pessoas sobre o passado, presente e futuro delas.

Então, Nimai, Caitanya Mahaprabhu, veio até o astrólogo e falou: “Conte-me sobre Minha vida passada, quem Eu era? E o que fiz na Minha vida passada para nascer em uma família de brahmanas?”

O nascimento acontece conforme o karma, as atividades passadas. Por este motivo nascemos em determinada família: rica, pobre, de casta alta, de casta baixa, etc. De acordo com o seu karma, você receberá tudo: riqueza, filhos, boa ou má esposa, bom ou mau marido.

Drtarasthra perguntou a Vyasadev: “Que karma é esse que me fez cego e fez com que meus cem filhos fossem mortos no campo de batalha?”

E Vyasadev respondeu que Drtarasthra, há cem nascimentos atrás, havia matado pequenos filhotes de pássaro. “Daí porque agora você é cego e todos os cem seus filhos morreram no campo de batalha”. Isto está explicado no Mahabharat.

O karma é muito poderoso. (verso) Isto está no Bhagavat-gita. O fruto do karma é muito forte, não é tão fácil modificá-lo.

Por quanto tempo você e seu esposo permanecerão casados? Tudo isto é predestinado.

A pessoa pensa: “Ficarei com meu marido ou esposa a vida inteira!”, mas isso só é verdade se você tiver um bom karma, senão, não.

Se seu karma não é bom, acontecerá a separação. O que se há de fazer? Porque tudo está predestinado pelo seu karma.

Você quer dinheiro. Mas como consegui-lo? (verso) Tudo já é predestinado. Querendo ou não, o que é seu está vindo a galope até você.

Então, o que se pode fazer? Cante os santos nomes!

Ao cantar, todo o seu mau karma é destruído! Vocês compreendem? Sem cantar os santos nomes seu mau karma nunca será destruído.

Então, se você quer um bom marido, uma boa esposa, se querem ficar juntos pela vida toda, o que devem fazer? Cantar os santos nomes!!

Isto é muito importante. Todos os dias cantem para progredir. Estou inspirando vocês a cantarem os santos nomes. Caso contrário muito sofrimento virá para você.

Especialmente em kali-yuga, não há outro remédio. Na nossa farmácia há um único remédio. Qual é o remédio?

HARE KRSNA 
HARE KRSNA 
KRSNA KRSNA 
HARE HARE
HARE RAMA 
HARE RAMA 
RAMA RAMA 
HARE HARE

E assim também virá para você toda a auspiciosidade! E toda a inauspiciosidade irá embora.

Entende? Se pretende ficar junto com sua esposa e ter uma vida longa juntos, pela vida inteira, o que você terá que fazer? Cantar os santos nomes!

Se querem permanecer brahmacari, grhastha, vanaprastha, sannyasi, todos devem cantar os santos nomes. Pois nosso karma, mau ou bom, está sempre nos perseguindo. Mas ao cantar os santos nomes, o mau karma é destruído.

Você pode pensar: “Minha esposa é muito doce!” Mas se você não canta os santos nomes, seu mau karma se manifesta e isso faz com que vocês briguem, discutam. E fará com que vocês se separem.

Vários devotos me dizem: “Minha esposa me dispensou, meu marido me dispensou...” Se você não canta os santos nomes, como é possível que sua esposa fique com você?! CANTE OS SANTOS NOMES!

Esposa e marido, ambos, devem cantar os santos nomes.

HARE KRSNA 
HARE KRSNA 
KRSNA KRSNA 
HARE HARE
HARE RAMA 
HARE RAMA 
RAMA RAMA 
HARE HARE

Mas voltando a Sri Caitanya Mahaprabhu, Ele perguntou ao astrólogo: “Conte-me qual foi o Meu karma, que gerou este nascimento em uma elevada casta brahmínica?”

Sarbogha o astrólogo, então, cantou um mantra especial e meditou. Nessa meditação, viu o Senhor Caitanya Mahaprabhu em Suas diversas formas, como Rama, Nrsimha, Varaha, Kalki, todas as encarnações de Krsna e ficou muito surpreso: “Quem é Ele?!” Ele não conseguia especificar quem era o Senhor Caitanya Mahaprabhu, se Rama, Nrsimha, Varaha… E ficava olhando para Mahaprabhu: “Quem é esse menino?”

Então, Mahaprabhu brincou com ele dizendo, de forma indireta, que era Krsna, dizendo: “Sabe, na verdade, em Meu nascimento anterior Eu adorava as vacas!...” Isto porque antes de Gaura-lila, há Krsna-lila, então Mahaprabhu falou de forma indireta: “Em Minha vida passada Eu era Krsna”.

Nosso sastra fala que se nós adorarmos as vacas, em nossa vida futura nasceremos em uma elevada família brahmínica. Portanto, se você quer ter um nascimento elevado, em uma família suddha-sadacar, adore as vacas.

Então, Mahaprabhu disse isso: “Em minha vida passada, adorei as vacas e por isso nesta vida tive este nascimento nesta família de brahmanes”.

Mesmo Bhagavan estando além do karma, o Senhor Mahaprabhu nos mostrou isso, ensinando-nos que se adorarmos as vacas, respeitando-as e aos brahmanas também, nosso próximo nascimento será em uma exaltada família de brahmanes.

Digo isso pois a vaca também é nossa istadeva. namo brahmanya-devaya go-brahmana-hitaya ca. Por isso eu digo: não mate as vacas, não coma sua carne!

Carne em inglês é meat, “me eat”, “me coma”. Nesta vida você come a carne do animal e na próxima vida você é que será devorado.

Os assassinos de animais, açougueiros, nesta vida matam as vacas, mas na próxima vida, serão as vacas que virão como açougueiros e os matarão.

Nosso sastra fala que podemos mudar o coração dos outros, mas o coração do assassino de animais, do açougueiro, é muito difícil de ser mudado, pois seu coração é muito duro, cruel, pois todos os dias ele fica ali cortando, cortando, matando os animais, o que faz de seu coração uma pedra, mais duro que o coração de Jagai e Madhai.

Mas quem recebe a misericórdia de Nityananda Prabhu e de Gaur Sundar pode se tornar um devoto do Senhor! Somente pela misericórdia de Guru e de Caitanya Mahaprabhu.

Sem a misericórdia de Sri Sri Guru e Gauranga, não é tão fácil mudar o coração de um açougueiro.

No Srimad Bhagavatam está escrito que todos querem ouvir hari-katha, exceto o açougueiro. Mas nessa kali-yuga, o Senhor Caitanya Mahaprabhu dá a Sua misericórdia para todos.

Portanto, nesta vida, cante os santos nomes e não critique ninguém.

HARE KRSNA 
HARE KRSNA 
KRSNA KRSNA 
HARE HARE
HARE RAMA 
HARE RAMA 
RAMA RAMA 
HARE HARE

Agora, voltando ao Cristianismo, a Bíblia descreve vatsalya-rasa, Bhaktivinoda explica isso.

E o humor mais elevado, o humor conjugal, madhurya-rasa, está descrito em nossos Vedas. (verso)

“Onde está Madhava está Radha e onde está Radha está Madhava.”

Este é o amor conjugal explicado pelos Vedas, que pode ser de dois tipos: svakiya (relacionamento de marido e esposa, casados) e parakiya (relacionamento de amado e amante, extraconjugal).

E este último humor foi o que o Senhor Caitanya Mahaprabhu trouxe e espalhou pelo mundo inteiro.
aradhyo bhagavan vrajesa-tanayas tad-dhama vrndavanam
ramya kacid upasana vraja-vadhu-vargena ya kalpita
srimad-bhagavatam pramanam amalam prema pumartho mahan
sri-caitanya-mahaprabhor matam idam tatradaro nah parah
Nossa deidade adorável é Vrajendranandan Syama Sundar Krsna, a Suprema Personalidade de Deus. O dham mais elevado é sua Vrndavan Dham e ambos são adoráveis. Devemos adorá-Lo assim como fazem as gopis, adorando-No com seu elevado humor de parakiya-bhav. (Caitanya-manjusa - Srila Visvanath Cakravarti Thakura)

E esse humor extraconjugal é descrito no Srimad-Bhagavatam: como as gopis possuem esse humor elevado e como elas servem a Krsna assim.

Neste mundo material não há humor extraconjugal, nem mesmo em Vaikuntha, Ayodhya, Dvaraka, Mathura. Isso somente existe em Vrndavan, dentro do coração das gopis de Vraj, em nenhum outro lugar.

Brahma, Siva, Narad, Uddhav, todos eles desejam receber uma gota deste humor mais elevado das gopis de Vraj.

E nesta kali-yuga em especial, o Senhor Caitanya Mahaprabhu distribui esse humor elevado de forma indiscriminada a todas as entidades vivas.
anarpita-carim cirat karunayavatirnah kalau
samarpayitum unnatojjvala-rasam sva-bhakti-sriyam
harih purata-sundara-dyuti-kadamba-sandipitah sada
hrdaya-kandare sphuratu vah saci-nandanah
(Vidagdha-madhava, Srila Rupa Gosvami)
Não faça karma, jñana, yoga, nem nada disso, apenas seja unidirecionado com o Senhor Caitanya Mahaprabhu, Gaur Sundar, somente com Ele. Não se confunda e cante:

HARE KRSNA 
HARE KRSNA 
KRSNA KRSNA 
HARE HARE
HARE RAMA 
HARE RAMA 
RAMA RAMA 
HARE HARE
prabhu kahe vaisnava-seva, nama-sankirtana
dui kara, sighra pabe sri-krsna-carana
O Senhor Caitanya Mahaprabhu disse: “Sirva o Vaisnava e cante os santos nomes”. Se você é brahmacari, grhasta, vanasprastha, sannyasi, não há problema, todos devem cantar os santos nomes e servir os Vaisnavas: vaisnava-seva, nama-sankirtan. Cante sempre. (CC, Madhya, 16.70)

Sem cantar os Santos Nomes você não terá felicidade em sua vida. Tenha muita cautela, marido e esposa, cantem os santos nomes. Assim como as gopis de Vraj acordam de manhã cedo e cantam os nomes de Krsna: Govinda, Damodara, Madhaveti! (verso)

Neste verso está escrito que a esposa recém-casada acorda seu marido: “Ei marido, porque você está dormindo, você é preguiçoso! Acorde! Cante os santos nomes!” E ambos vão para a frente da Thakurji e cantam os Santos Nomes.

Geralmente os homens são meio preguiçosos, por isso ela diz: “Ei, por que você está dormindo? Acorde!”

Se seu marido está dormindo, você diz: “Ei, marido, pra que dormir? Por favor, acorde! Cante os santos nomes, venha para o mangal-arati!” E ambos cantem os santos nomes.

HARE KRSNA 
HARE KRSNA 
KRSNA KRSNA 
HARE HARE
HARE RAMA 
HARE RAMA 
RAMA RAMA 
HARE HARE

(verso) A esposa recém-casada fala para seu marido: “Por favor, acorde! Veja, está quase amanhecendo! Vamos para a frente de Thakurji no templo para cantar os santos nomes!” Então o marido, muito rapidamente, lava sua boca, as mãos e ambos cantam: Govinda Damodara Madhaveti!

Receita para uma vida de casado feliz

A vida de casado não é uma vida de desfrute dos sentidos materiais. A vida de casado é uma vida para que ambos, esposa e marido, sirvam a Krsna, e que um ajude o outro a servir a Krsna, a fazer Govinda-seva. Entende? Isto é muito importante.

Todos os dias o casal deve cantar os santos nomes e fazer “competição” de quem canta mais (risos). Todos os dias, um deve perguntar para o outro: “Quantas voltas você cantou hoje?” Se a esposa fala que cantou quatro voltas, o marido diz: “Eu cantei oito, então você tem que cantar mais!” (risos). Daí no dia seguinte a
esposa canta dez voltas e o marido oito, então ela diz: “Não, agora é você quem tem que cantar mais duas voltas!” (risos)

Bolo Vrndavan Bihari Lali ki jay! Jay jay Sri Radhe!

Sem misericórdia, sem pregação

O Senhor deu a Sua potência no coração de Jesus e por isso ele pregou a sua mensagem pelo mundo inteiro. Sem a misericórdia do Senhor ninguém consegue pregar as Suas glórias. Não é fácil.

Jesus manifestou diversos milagres durante sua vida. Certa vez, Jesus viajava de barco [com seus discípulos] e, quando passavam pelo meio do oceano, houve uma grande tempestade, com ondas muito grandes. Enquanto isso, Jesus dormia. Todos os seus seguidores ficaram com medo: “O que faremos agora??” Tudo balançava no barco.

Acordaram Jesus dizendo: “O barco está quase afundando e o Senhor está dormindo!” E ele disse: “Não se preocupem, tenham fé de que o Senhor nos salvará! Pois o Senhor é o nosso mantenedor e quem nos protege também”. Mas o barco continuava mexendo.

Então Jesus disse: “Ok, então venham! Pulem comigo!” E Jesus pulou na água. “Não se preocupem, apenas me sigam!” E eles seguiram Jesus, caminhando sobre as águas, e chegaram à praia.

Como seguir a instrução do guru

O ensinamento desta história é sobre como seguir a instrução de guru. Se você tiver fé em guru, seguirá as suas instruções. Isto é muito importante em sua vida, sempre seguir as instruções de Sri Gurupadpadma.

O significado de vida espiritual é esse: seguir as instruções de guru.

Porque Jesus fez o papel de guru. O que o guru falar, você tem que seguir. Portanto sempre siga as instruções de guru.

(verso) Narottam Das diz isso, sempre siga as instruções de guru, isso trará tanto entusiasmo e energia ao seu coração. Mesmo se houver muitos obstáculos, todos eles serão destruídos.

Esta é a nossa vida, seguir as ordens de guru. “O que Gurudev disser, eu tenho que fazer!”

Certo discípulo todos os dias perguntava ao seu guru: “Ó Gurudev, quando eu terei o darsan de Krsna?” E o guru dizia: “Faça seu bhajan e sadhan que Krsna lhe dará seu darsan.” Mas todos os dias ele vinha com essa mesma pergunta.

Então, um dia Gurudev ficou muito bravo com esse seu discípulo: “Ei, por que todo dia você vem com essa mesma pergunta??! Você quer ter o darsan de Krsna agora por acaso???!” E o discípulo respondeu: “SIM!!” Então Gurudev falou: “Ok, então pule agora nesse poço!!” E o discípulo pulou na hora.

Neste momento, o próprio Krsna se manifestou e o segurou: “Agora que você seguiu a instrução do seu Gurudev, Eu concedo Meu darsan a você!”

Do mesmo modo, siga a instrução de seu guru e Krsna ficará muito satisfeito com você. O processo é esse, de como seguir as instruções de guru, sem argumentar. Srila Bhaktisiddhanta Prabhupad ensina deste modo.

Guru vakya, o guru fala e você deve seguir as suas instruções. Eu sempre canto isso:
dhyana mulan gurur murti
puja mulan gurur padam
mantra mulan gurur vakyam
moksa mulan gurur krpah
Siga as instruções de seu guru e assim sua vida será exitosa.

Se Gurudev te diz: “Por uma vida seja brahmacari”, você tem que pensar: “Ok, nesta vida serei brahmacari!” “Se Gurudev falou para eu ser grhasta, ok, serei grhasta!”

Siga as instruções do seu guru e então sua vida será exitosa. Se você não seguir as instruções de guru, seu bhajan e sadhan serão inúteis. Por apenas uma única vida, siga as instruções de guru e seja unidirecionado a ele: é fazer ou morrer!

Quer você seja brahmacari, grhasta, vanaprastha, não importa. Sempre siga as instruções de Gurudev. E nunca se associe com pessoas más, especialmente com aquelas que criticam guru e vaisnavas, nunca se associe com elas.

Você deve tomar o remédio e ao mesmo tempo seguir as indicações do médico, devendo abandonar as coisas que fazem mal. Caso contrário, o remédio não fará efeito. Pois se você toma o remédio e ao mesmo tempo consome aquilo que corta o efeito do remédio, de que adianta tomar o remédio?

Por exemplo, você está com tosse. O médico lhe dá o remédio e também lhe diz para seguir algumas regras: não comer iogurte, não tomar água gelada, etc. Mas você toma o remédio e continua comendo iogurte e tomando água gelada, como você se curará dessa tosse? Será impossível! O que pode acontecer inclusive é a sua tosse aumentar ainda mais, mesmo você tomando o remédio!

Da mesma forma acontece se você canta os Santos Nomes e continua se associando com más pessoas. Como é possível você obter o fruto do cantar dos santos nomes??

Portanto Mahaprabhu falou: “Cante os santos nomes e abandone asat-sanga, a má associação”. Asat-sanga-tyaga ei vaisnava-acara (CC, Madhya, 22.87). E seja sempre muito humilde, trnad api sunicena taror iva sahisnuna, amanina mana-dena kirtaniyah sada harih (Siksastaka 3).

HARE KRSNA 
HARE KRSNA 
KRSNA KRSNA 
HARE HARE
HARE RAMA 
HARE RAMA 
RAMA RAMA 
HARE HARE

O processo é este. Sempre dê respeito a todos.

Veja o próprio Jesus. Ele foi crucificado, mas mesmo assim orou ao Senhor dizendo: “Ó Senhor, perdoe-os, eles não sabem o que fazem... Dê-lhes a Sua misericórdia”.

Jesus é a personificação do trnad api sunicena. Veja como na Bíblia encontramos as mesmas coisas! Na Bíblia encontramos os mesmos ensinamentos que estão em nossos Vedas, Puranas, Upanisads. Idênticos. O que ocorre é que as pessoas entendem de outra forma e pregam desse outro modo, desencaminhando os demais.

Por este motivo, Srila Bhaktivedanda Svami Maharaj disse que os cristãos de verdade vivem na Pura Consciência de Krsna.

Gaur Premanande Hari Hari bol!

HARE KRSNA 
HARE KRSNA 
KRSNA KRSNA 
HARE HARE
HARE RAMA 
HARE RAMA 
RAMA RAMA 
HARE HARE