OS 19 SÍMBOLOS NOS PÉS DE KRSNA

Krsna tem 19 símbolos em seus pés de lotus. Você pode também lembrar deles, um de cada vez. Todos eles são importantes. Primeiro você canta os santos nomes. Enquanto canta, lembre-se das marcas nos pés de Krsna. (verso)

Srimati Radhika conta como Vrndavan é bela. Porque Krsna anda pelas estradas de Vrndavan e em toda parte lá estão Suas pegadas. E quando Krsna caminha pelos ruas de Vrndavan, atrás Dele, Brahma, Siva, todos os semideuses e semideusas costumam vir a Vrndavan e adorar Seus passos. (verso)

As glórias de Krsna são espalhadas por todo o universo. Até Laksmi-devi deseja adorar os pés de lótus de Krsna. Até mesmo Laksmi-devi, que é unidirecionada com Seu esposo Narayan em Vaikuntha-dham, vaia Vrndavan adorar os pés de lótus de Krsna. Porque os pés de Krsna são muito doces e suaves e muito maravilhosos também.

De acordo com a concepção das escrituras – tattva-darsan – não há diferença entre Narayan e Krsna (verso).

Mas de acordo com o rasa-vicar, Krsna é muito mais elevado que Narayan. O mesmo Krsna manifesta-Se na forma de Narayan em Vaikuntha. Santa e dhasya-rasas estão lá. E Krsna Vrajendranandan Syama Sundar está sempre repleto das 12 doçuras, madhurya-ras, e as 12 doçuras estão lá. Especialmente madhurya-bhav está lá.


Assim, os pés de Krsna são muito doces. Laksmi-devi costuma ir a Vrndavan para descobrir como servir aos pés de lótus de Krsna. Mas isso não é tão fácil de conseguir, servir os pés de lótus de Krsna.

Porque Seus pés de lotus possuem 19 tipos de marcas. A bandeira, muito linda e bela bandeira. Todo país possui sua bandeira. Bandeira significa vitória. Isso quer dizer que se você se lembra da bandeira dos pés de Krsna, você conquistará maya. Isso significa vitória sobre maya.

Além disso, quando há brigas de amor entre Radha e Krsna, Krsna é derrotado e carrega a bandeira de Srimati Radhika em Seu ombro. Isto foi citado por Srila Visvanath Cakravarti Thakur – vijay sakha. Existem dois significados para vijaysakha. Um amigo de Krsna tem este nome, Vijay-sakha. E vijay sakha quer dizer também que Krsna está carregando a bandeira de Srimati Radhika no ombro. Ela diz: “Ok, agora Você foi derrotado então Eu O conquistei e Você terá que levar Minha bandeira!”

Portanto, se você lembrar destes tipos de coisas, conquistará maya.

Outro símbolo é o raio. O raio destrói toda luxúria e raiva. Luxúria e raiva são como uma montanha enorme. Como destruir a montanha? Com um raio, como os que Indra enviou para destruir Braj. Da mesma forma, se você se lembrar do raio nos pés de lótus de Krsna, toda sua luxúria e raiva serão destruídos. Este é o processo.

O símbolo do aguilhão (bastão usado para domar os elefantes). Os elefantes são controlados por um. O condutor do elefante usa um aguilhão para controlá-lo. Da mesma forma, se você se lembrar do aguilhão, poderá controlar maya também. E você controla Krsna também.
Srimati Radhika controla Krsna com Seu aguilhão de man (raiva transcendental). (verso). Srimati Radhika controla Krsna com sua man. Seu “humor raivoso” ou “humor de esquerda ou de contrariedade”.

Krsna é como um elefante louco. E como controlar um elefante desses? Com um aguilhão. Então, Srimati Radhika controla Krsna com Seu aguilhão de man. (verso)
Assim Srimati Radhika controla Krsna. Ela está muito intoxicada com Sua juventude e sua bela forma. Muito perita em falar doces e eloquentes palavras e Krsna fica completamente intoxicado.
Ela é muito versada em diferentes tipos de artes. 64 tipos de artes. Como falar, caminhar... Srimati Radhika sabe todo tipo de arte. Até como olhar. Com Seu muito lindo romântico olhar de canto de olho, Ela também controla Krsna.

Em Vrndavan, Krsna vai ver Candravali Srimati Radhika fica com man. Por que? Porque Ela sabe: “Somente Eu posso dar prazer completo e exclusivo para Krsna, Candravali não sabe... E se Krsna não obtiver prazer e felicidade exclusivos, Ele não ficará feliz”.

Por isso, Srimati Radhika fica com man. Este é o processo. Ela não tem ciúmes. Neste mundo há ciúmes, que é um tipo de veneno. Mas lá não há ciúmes. Para este mundo material pode se assemelhar com ciúme, mas na verdade não é ciúme. Todas as atividades são somente para o serviço a Krsna, krsna-seva. Neste mundo material, ciúme, inveja, egoísmo também aparecem, mas no mundo transcendental não existem essas coisas. Lá, “ciúme” ou man é [usado] somente para krsna-seva.

Srimati Radhika ficou em man, que não é ciúmes pois não há egoísmo aí. Neste mundo material tudo é egoísmo (verso). Mas lá, todas as atividades são para o exclusive prazer de Krsna. Esta é a definição de bhakti:
anyabhilasita-sunyam jnana-karmadyanavrtam
anukulyena krsnanusilanam bhaktir-uttama
Todos os esforços são para o prazer exclusivo de Krsna, o que é favorável a Ele. Portanto quando Krsna vai ao kunja de Candravali, Srimati Radhika fica com raiva. Por que? Porque Ela sabe que “somente EU posso dar prazer total a Krsna”.

Então uma pergunta pode surgir neste caso: então por que Krsna vai ao kunja de Candravali se lá Ele não pode obter a satisfação e a felicidade perfeitas?

Na verdade, Yogamaya cria esta separação no coração de Srimati Radhika.

A separação é o que nutre o encontro. Se você está sempre com alguém não pode desenvolver o encontro. Portanto, Yogamaya faz tais arranjos. Krsna vai ao lugar onde está Candravali e então Srimati Radhika sente separação e fica em man. Assim, diferentes tipos de anubhav surgem. A mente de Srimati Radhika está sempre absorta em Krsna. 24 horas, Ela está sempre absorta em como servir a Krsna, como dar prazer a Krsna. 24 horas Sua mente está absorta.

Ela sabe tudo mas Yogamaya é quem arranja tudo. Porque Krsna é chamado rasik, Ele sabe como fazer crescer mais e mais amor e afeição no coração de Srimati Radhika.

Se eu contar muito vocês não entenderão. Se eu disser coisas demais vocês ficarão como o búfalo, mastigando a grama enquanto o flautista toca uma linda canção em sua flauta. (risos)
A vaca não consegue discriminar entre a rasa-gula e a ração. (risos)

Cantem os santos nomes. Em um único dia vocês não se tornarão grandes eruditos. Por ora vocês não conseguem digerir tudo então, passo a passo, devagar, ouçam hari-katha, cantem os santos nomes, façam bhajan e sadhan, abandonem suas coisas ruins e tolas e somente por uma vida, dêem-se para guru e Krsna e cantem os santos nomes. Façam bhajan e sadhan.

Compreenderam?

Gaur Premanande! Hari Haribol!

(151224_001)