RADHASTAMI

Está muito perto do Radhastami, o dia de aparecimento de Srimati Radhika, então eu quero falar e glorificar Srimati Radhika e falar sobre a maneira como Radhika se manifestou neste mundo material. Sabemos Sri Krishna é a Suprema Personalidade de Deus, Svayam Bhagavan. Ele manifestou muitas de Suas encarnações (avatara) Rama, Krishna ... etc.

Krsna tem potências imensas, das quais três são prinicipais: a interno, externo e as potências marginais. Na potência interna há três divisões: samvit, hladini e sandhini. A porção sandhini da potencia interna de Krishna manifestou todas as atrativas formas de Sri Krishna, e a mesma potência interna, na porção hladini, apresentou Srimati Radharani, que é a atração do todo atraente. Gopis, Laxmi Devi e as rainhas de Dvaraka são manifestadas de Srimati Radhika.

Sri Krsna realizou muitas doces lilas (passatempos), como um ser humano. 

Dentro do mundo transcendental, Sri Krishna foi apenas um. Krsna pensou:

Vou manifestar muitas formas. Depois desejando isso, Ele manifestou este mundo material, o mundo transcendental e todas as entidades vivas de Suas diferentes potências. Krsna tem três potências específicas. A partir de Sua potência transcendental, cit-sakti, Krishna manifestou o mundo transcendental de Goloka-Vrndavana e tudo o que está presente nele.


De Sua potência material, maya-sakti, Krishna manifestou este mundo material, o qual estamos olhando e tudo o que vemos aqui. Krsna manifesta todas as entidades vivas de Sua potência marginal,

tatastha-sakti. Krsna estava pensando, eu vou executar uma doce lila, mas quem vai executar estas doces lilas? "Com Minha própria potência interna!"

As escrituras dizem que não há diferença entre sakti e saktiman mas esta potência sakti está dentro de Krsna. Ela é chamada potência manifesta ou potência não-manifesta. Krsna estava pensando, eu vou executar doces lilas com Minha potência interna. A potência interna de Krsna é Srimati Radhika. Krsna simplesmente tinha esse desejo. Essa é a Sua iccha-sakti que organiza tudo de acordo com seus desejos.

Em Goloka-Vrndavana, Sri Krishna estava sentado nas margens do rio Yamuna, sob uma figueira, e sua mão direita começou a tremer; Gopisvara Mahadeva manifestou-se de Sua mão direita. Em seguida, sua mão esquerda começou a tremer e uma jovem muito bela se manifestou, uma adolescente muito bonita, de não mais do que 12 ou 13 anos de idade. Muito brilho irradiava de seu corpo. Em todas as direções, todos os lugares foi completamente iluminado por ela, muito agradável, bonita e de pele fresca.

Radhika é tapta-kancana-gaurangi, isto é, sua tez é como ouro derretido. Ela tem mãos, pernas, olhos, nariz muito bonitos e uma forma e face muito atraente. Quando ela se manifesta a partir de Sri Krishna ela estava correndo para longe dele e, naquele momento, Sri Krishna não conseguia controlar sua mente. Sri Krsna começou a correr atrás dela para segurá-la! Por isso o nome dela é Radha. Ra significa profundo apego a ela e DHA significa correr atrás dela. Sri Krishna estava correndo atrás dela para pegá-la, então ela é chamada Radha. Você entende?

Jaya Radha-Madhava, jaya kunja-bihari,

Jaya-gopi-jana-vallabha Giri-vara-dhari

Todas as glórias a Sri Radha-Madhava! Todas as glórias a Kunja-Bihari, que é a gopis mais querida e amada. (P.86. GGG. Ed.2010)

Clique para ler a aula completa em inglês.