VRAJA MANDALA PARIKRAMA DIA 27

10 novembro, 2016

Album de fotos do Parikrama 2016

Acompanhe ao vivo os Hari-kathas pelo canal no Youtube Jay Gurudev Ao Vivo Brasil

Hoje é Ekadasi, portanto, dia de cantar mais!! Bhismapancaka.
































O exemplo de Sri Guru

Pergunta: O senhor estava falando que um suddha-bhakta deve seguir os sessenta e quatro ramos de bhakti, as regras e regulações, e falou sobre o rei Rsabhadeva, Nityananda Prabhu e outros que agem como Avadhutas. Eles não acabam perturbando a sociedade (por não seguirem as regras)?

Srila Gurudev: Você mesmo disse a palavra Avadhuta. Qual é o significado de avadhuta? É aquele cujas atividades estão além das regras e regulações. Aqui vai um exemplo: Srila Gaura Kisora dasa Babaji Maharaj comeu lama para se manter, você poderia fazer isso? Vocês não devem seguir os Avadhutas Maharajas. Quando Paramguruji Maharaj se encontrou com Vamsidas Babaji Maharaj, seus discípulos distribuíram chá como prasada. Vinodha Vihari Brahmacari disse: “Não, nós não tomaremos”. Os discípulos responderam: “Ah, mas são os remanentes de gurudeva!” Ele retrucou: “ Não, não...Sivaji bebeu veneno, mas você beberia? Nem todos os exemplos de um uttama-maha-bhagavata podem ser aceitos. Vocês devem seguir e executar todas as regras e regulações”.

Às vezes os suddha-bhaktas também são avadhutas. Algumas vezes eles estão enganando os outros, mas você não compreende. De acordo com o seu nível você pode entender ou não. Jagannatha dasa Babaji Maharaja espalhava muitos ossos de peixes em volta de sua casa, para que os materialistas não fossem lá. Gaurakisora dasa Babaji fazia bhajana e sadhana no banheiro. O cheiro era muito ruim, e ele cantava Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare. Você conseguiria fazer isso? Todavia Gaurakisora dasa Babaji era mukta-maha-purusa, que as vezes não pode ser compreendido.

O exemplo a ser seguido é aquele que é recomendado pelo sastra. Vocês não podem fazer tudo o que Nityananda Prabhu fazia. Quando usamos a palavra avadhuta, isso se refere à pessoa que está além das regras e regulações. Mas o sastra ensina que devemos seguir o exemplo de vida de nosso Gurudeva, porque são exemplos muito concretos e próximos de nós. Devemos nos perguntar: “Como meu Gurudeva executou bhajana e sadhana?” Conhecemos o nosso Guru, conhecemos suas instruções, e podemos seguir a história de sua vida. Isso é muito simples, e deve ser feito.

Gaurakisora dasa Babaji fez muitas coisas, mas elas estão além da nossa capacidade de compreensão, acintya-tattva. Podemos ficar confusos, então é melhor seguir Gurudeva. Ele acorda às quatro horas e canta os santos nomes, segue todas as regras e regulações, e assim, também devemos nos comportar. Automaticamente Gurudeva dá todas as instruções. Ele é muito próximo de nós. Isso é o que importa e deve ser seguido. Não há necessidade de questionar porque tal personalidade fez tal coisa. Algumas vezes não podemos seguir todas as atividades externas do mestre espiritual, pois afinal de contas, ele é Guru, ele é elevado. Nem sempre as atividades dele serão apropriadas para nós, portanto devemos seguir suas instruções.


Sri Srimad Bhaktivedanta Vana Gosvami Maharaj

Bhakti, Bhakta e Bhagavan, jul 2009.vol I p.73